quinta-feira, 17 de abril de 2014

O sonho é o desejo d'alma

Olá! Hoje trouxe algumas artes conceituais, cartazes, storyboards e algumas fotos de Cinderela e mais algumas curiosidades, então vamos lá!

A Disney promoveu ao menos três encontros sobre “Cinderela” em março e abril de 1946, mas foi até o próximo ano que o filme começou a se fixar nos planos do estúdio. Ted Sears, Homer Brightman e Harry Reeves escreveram um tratamento datando 24 de março de 1947, e por volta de maio, um primeiro rascunho dos storyboards estava em processo. No começo de 1948, “Cinderela” tinha tomado o lugar de “Alice no País das Maravilhas” e estava firme na linha de produção para ser o primeiro novo longa-metragem Disney desde “Bambi”.

Um dos motivos da história de Cinderela ter sido escolhida para produção foi sua similaridade com a de Branca de Neve, uma fórmula que já havia provado ser de grande sucesso com o público anos antes. O retorno ao gênero do conto-de-fada também significaria um maior desafio para os artistas Disney inventarem novos ângulos para uma fábula conhecida. E na minha opinião, acho que Cinderela fez muito mais sucesso que Branca de Neve.
Walt Disney teve seu primeiro contato com a história de Cinderela em 1922, quando sua pequena empresa de animação chamada Laugh-O-Grams produziu uma versão modernizada do conto na forma de um curta-metragem mudo. Em 1933, a história foi novamente considerada por Disney, dessa vez para ser produzida como um desenho da série Sinfonias Ingênuas. Apesar de alguns desenhos conceituais terem sido produzidos, o curta-metragem não saiu das pranchetas. Após o lançamento de Branca de Neve, Walt tentou reviver o projeto, desta vez em forma de longa-metragem.

Escrevendo um report anual no estudio, Walt afirmou: ''eu tenho tido a vontade de fazer um desenho animado em longa-metragem que possuísse todas as qualidades de entretenimento daquele filme (Branca de Neve) e tivesse o mesmo apelo mundial. Eu acho que nós temos esse filme atualmente em produção. É Cinderela''
Acertou em cheio!

Alguns conceitos foram descartados para fazer o filme o mais diferente possível de “Branca de Neve”, como introduzir o Príncipe no começo do filme e contar a história de Cinderela através dos olhos dos animais.

Uma das decisões artísticas tomadas foi que todos os cenários, interiores ou exteriores, deveriam ser desenhados de forma exagerada, como pode ser visto nas portas e janelas da mansão da família Tremaine

Quando Cinderela foi lançado nos cinemas em 1950, o público respondeu a ele como não havia respondido a nenhum animado Disney desde Bambi, indo assistir o filme em tamanhos números que ele se tornou não apenas um dos mais rentáveis do ano, mas o maior sucesso da Disney em muitos anos, lucrando mais de $4 milhões no lançamento original (valor bastante alto para a época).

Cinderela foi um dos três únicos filmes em que todos os Nine Old Men (os nove animadores principais do estúdio) trabalharam juntos. Os outros dois foram Alice no País das Maravilhas e Peter Pan

Cenas e idéias descartadas durante a produção incluem: Uma versão diferente da cena da lição de música, incluindo um professor de música que acabou cortado do filme.

De acordo com Marc Davis, um dos supervisores de animação do filme, cerca de 90% do filme foi filmado com atores reais antes de ser animado. Apenas as cenas com os animais não foram filmadas previamente.

O desafio encontrado pela equipe Disney em Cinderela era o mesmo encontrado por eles em Branca de Neve: ter personagens secundários e sequências divertidas o bastante para cercar este conto simples e familiar. As maiores invenções nessas linhas foram os amigos animais de Cinderela: os ratos Jaque e Tatá; os passarinhos; o cachorro Bruno; e seu inimigo coletivo, Lúcifer o gato. Através do filme, as ações dos humanos e dos animais são perfeitamente integradas, com uma cena levando à outra naturalmente.

O animador Frank Thomas, que ajudou a trazer a Sra. Tremaine à vida, comentou que ela foi uma das personagens mais realistas que ele já tinha feito. Sua vilania súbita e elegante devia um monte à Eleanor Audley, a atriz que fazia a voz da personagem e atuava como seu modelo.

Essa vilã tinha que ser “real” nas mentes dos espectadores porque Cinderela era tratada de modo tão realístico. O Rei, o Duque e até mesmo a Fada Madrinha eram desenhados de maneira mais cartunesca que lhes permitiam maior gama de movimentos e caricatura. Para a madrasta ser mais sinistra, ela tinha que ser mais súbita em sua atuação, que restringia o modo que ela era desenhada, mas se enquadrava bem à personagem.

As canções de Cinderela foram as primeiras partituras de música lançadas pela então recentemente criada Walt Disney Music Company.

Cenas e idéias descartadas durante a produção incluem: Um número musical diferente para cena do baile. Aproveitando uma idéia descartada de Branca de Neve, “Dancing on a Cloud” mostraria Cinderela e o Príncipe imaginando estarem dançando nas nuvens. O conceito do casal dançando nas nuvens apenas seria utilizado em A Bela Adormecida

A animação da heroína Cinderela ficou a cargo do animador Marc Davis, que também viria a trabalhar em outras personagens femininas da Disney como Wendy de Peter Pan e a Princesa Aurora de A Bela Adormecida

Durante as primeiras conferências de história, Walt comentou que ter os ratinhos usando roupas poderia ser divertido. Ele também imaginou que a platéia iria achar a personagem de Cinderela mais terna se eles vissem ela abrilhantando seus dias sombrios fazendo roupas para eles.

Cinderela foi o filme mais planejado que o estúdio já havia feito. A história estava escrita em detalhes, os personagens foram desenvolvidos cuidadosamente, todos baseados na estrutura da história, e o relacionamento vilão-vítima era um dos melhores a aparecer em um filme Disney.

Para ajudar a animar a carruagem de Cinderela em perspectiva, um modelo tridimensional da mesma foi construída.

Walt Disney uma vez disse que a animação favorita produzida por seus artistas era a de Cinderela recebendo seu vestido de baile.

Uma das características mais interessantes da relação entre Cinderela e a madrasta é que a Sra. Tremaine é a única vilã a viver ao lado de sua vítima dia-a-dia. A Rainha de Branca de Neve apenas assistia a ação da janela e nunca era vista com a heroína. Já a madrasta fazia a maior parte de seu trabalho sujo diante dos olhos de Cinderela, o que dava aos animadores a oportunidade de mostrar reações na face da protagonista às crueldades, a rejeição, o cinismo, o ódio e as mentiras

Desde sua volta aos cofres da Disney após o lançamento em vídeo em 1995, Cinderela se tornou o título mais requisitado do estúdio, batendo até mesmo clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera e O Rei Leão

Charles Perraut era uma figura literária menor na França do século XVIII. Em 1697 ele publicou “Contos da Mamãe Ganso”, que re-apresentava diversos contos populares como A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela. Na história original, o sapatinho de vidro estava cheio de sangue dos dedos e joanetes decepados das irmãs malvadas, e o rei eventualmente sentenciou a madrasta e suas filhas a dançarem até a morte, usando botas de ferro ferventes (uma forma de tortura popular na Idade Média).

Cenas e idéias descartadas durante a produção incluem: Uma sequência musical com a canção “Cinderella Work Song”, na qual Cinderela se lamenta sobre suas intermináveis tarefas e sonha que ela poderia se dividir em várias Cinderelas a fim de terminar seu trabalho a tempo de ir para o baile.

Diversas canções foram cortadas do filme final, uma delas foi “The Dress My Mother Wore”: cantada por Cinderela, sobre o vestido que era de sua mãe

Achei o vídeo que tem a musica da canção The Dress My Mother Wore, ficaria até bacana no filme (:

Bom, finalizamos o post por aqui com essa bela arte conceitual de Cinderela!

Um beijo e até mais *3*

4 comentários:

  1. Achei essa fanart da Elsa linda e queria ver no blog: http://www.deviantart.com/?offset=105

    ResponderExcluir
  2. Achei essa fanart da Elsa linda e queria ver no blog: http://www.deviantart.com/?offset=105

    ResponderExcluir
  3. Um conceito de arte que eu tinha visto da Cinderela era que o vestido de baile dela (não confunda com o vestido cor-de-rosa)era parecido com a Branca de Neve, e ela ainda tinha cabelo preto em vez de loiro-morango (ela loira-morango (strawberry-blonde)).

    ResponderExcluir