sábado, 19 de fevereiro de 2011

Indicação de leitura Disney: Vídia e o Sumiço da Coroa

Aqui é o Crestomanci e este é o meu, o seu, o... quer dizer, e eu estou aqui tirando uma folga das minhas férias para dar uma sugestão para vocês. Hoje vim aqui indicar a leitura do mangá Disney lançado há pouco nas bancas do Brasil: Vídia e o Sumiço da Coroa. Não se assutem com a dragqueenisse desta capa com alguma falta de senso artístico, o conteúdo é bem melhor e o traço do conteúdo também.

Como eu disse há um bom tempo e dezenas de posts atrás, a Editora Online começou a lançar mangás Disney em nosso país sob o selo Disney Mangá. Os dois primeiros foram os volumes 1 e 2 do mangá W.I.T.C.H., que eu não recomendo pra ninguém. Achei tão ruim o primeiro volume que nem comprei o segundo. Os outros mangás que a editora tinha anunciado são Vídia e o Sumiço da Coroa, e Kilala. Este eu fiquei com muita vontade de conferir, mas aquele eu nem pensava em comprar, confesso. Mas a decepção com o mangá W.I.T.C.H. foi tão enorme que eu decidi me aventurar com a Vídia, aquele pensamento "Tô pagando pra ver se é tão ruim quanto o outro!". E acabei descobrindo que não é! Dá de 10 a 0 no mangá W.I.T.C.H.!

Neste mangá, que foi lançado sob o selo Disney Fadas ("O quê? Mas não era Disney Mangá?". Justamente. Mas como muitos vão descobrir, essa editora é bem ruim na edição. Tanto que o mangá W.I.T.C.H. tem 4 páginas de falatório sobre garotas mágicas e outras coisas pra depois aparecer uma página dizendo que o mangá começa do outro lado. Aham! Esse aviso só tá na página 5 e antes dele a leitura é no sentido ocidental. A própria revista se trai, é ridículo, e confuso!... Ah, acabei de reparar que aparece o selo Disney Mangá escondido, na página de créditos.), obviamente, a coroa da Rainha Clarion some e por um motivo infeliz Tinker Bell acusa Vídia do roubo. E então Vídia será banida no Refúgio das Fadas ou terá que enfrentar uma investigação meticulosa para descobrir que fim levou a coroa. É uma ótima história de investigação com uma ótima protagonista. Pelo menos me entreteu sem poréns até o final, coisa que W.I.T.C.H. não conseguiu fazer (tive que ler o mangá, que era aproximadamente do mesmo tamanho que o dá Vídia, em 3 momentos). O traço é um traço bonitinho, sem grande sofisticação, mas agradável. Mas, pra curtir, a gente não pode ligar muito para os termos usados pela editora (na verdade, acho que talvez eles já venham de publicações anteriores da marca Disney Fadas), como "homens-pardias" (para os moços fadas) e "Toca dos Duendes". É uma ótima leitura, com uma trama simples ou não, mas com todos os encantos de uma história Disney!

E o final do mangá revela que o próximo será O Segredo de Tinker Bell, com participação de Peter Pan e tudo. Vou conferir e ver o que acontece e, se auspicioso for, eu virei dizer a vocês.

6 comentários:

  1. Já q recebeu o selo Disney Cast. Vou ver se me aventuro nesse mangá tbem.

    ResponderExcluir
  2. Nosso, eu li, boa dica viu? uma menina da escola me disse que Witchk (ou seja lá o que) é horrível, mas esse aí ta muito legal, só a capa que ficou meio sem imaginação, mas o resto da muito bom

    ResponderExcluir
  3. Douglas, q bom q você tbm gostou do mangá da Vídia!! E é melhor ainda pq o Disney Cast ajudou neste encontro XD!!

    Obrigado pelo comentário e volte sempre ^^!

    ResponderExcluir
  4. entra no meu blog: http://faclubedadisneymanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha.
    Pena que não teve o próximo...
    Odeio a Online Editora porque ela nunca continua os títulos que lançou e nunca se explicou, sem falar que o material gráfico dela é de pessima qualidade (e gosto).

    Miaka Freitas
    www.umsofaalareira.blogspot.com.br
    Para quem gosta de resenhas e dicas de filmes, séries, games, quadrinhos, livros e animações, entre no Um Sofá.

    ResponderExcluir