terça-feira, 26 de abril de 2011

Art Nouveau + Disney - Parte 1: Os 7 Pecados Capitais

O final ou descanço de uma série abre espaço para o começo de outra. E hoje mais uma série de posts se inicia no blog do DC. E esta é a séria de posts mais pedida até hoje: 2 pessoas pediram por ela! Como diz no título, a série que estou falando é a de fanarts Disney no estilo "art nouveau". E ela vem para atender os pedidos da Clara Lu e da Mari. Vai estrear hoje, mas provavelmente ela voltará nos fins de semana.

Então aqui vai a definição de "art nouveau": 1. Minha leiga e tosca pessoa define art nouveau como "aquela coisa que parece vitral"; 2. Uma definição mais formal de art nouveau (arte nova, em francês) seria "o estilo caracterizado pela ruptura com as tradições que até então persistiam excessivamente na arte e na arquitetura ao final do século XIX. Tratou-se de um estilo novo voltado para a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de quaisquer tradições estéticas. Pretendendo-se como nova arte, o estilo procura ainda rejeitar as formas meramente funcionais envolvidas em todos os objetos decorativos provenientes da produção em massa e adere às formas sinuosas, curvilíneas."


No post de hoje, teremos fanarts que fizeram sucesso há poucos meses e que só estavam aguardando uma vaga na agenda do blog do DC para vir para cá. Estes fanarts de art nouveau associam as princesas Disney e a Sininho com os 7 pecados capitais e são de autoria do Chris Hill.

Não sei a ordem desses pecados pois sou uma pessoa santa (Amém!), mas vou começar aqui pela AVAREZA. Quem está representando este pecado é a Ariel. É que ela... Por que ela é a avareza? Não sei se é lerdeza matinal, mas não saquei.

Esse pecado é mais fácil, a PREGUIÇA. Quem tá associada à preguiça é a Aurora. Mesmo que nós saibamos que ela dormia enfeitiçada, dá para entender. Além do que, ela vivem 16 anos numa cabana só passeando na floresta enquanto a Malévola não vinha.

Não tinha princesa melhor para representar a VAIDADE que a Bela. Na verdade, nenhuma delas é vaidosa, mas um punhado delas são "a mais bela do reino".

Mas pra incorporar a GULA, com certeza, não tinha ninguém melhor que a Branca de Neve, devoradora de maçãs. Crianças, não aceitem maçãs nem balinhas de desconhecidos.

A LUXÚRIA está reconhecida na pessoa de Cinderela, que dançou com a tal príncipe e não conseguiu mais parar de pensar no dito cujo. Essas pecadoras, messalinas!

Bem, acho também que a IRA não teria melhor representante sem ser a Jasmine. Existe princesa mais raivosa que ela? O príncipe roxo lá que o diga.

E para o 7º pecado, a INVEJA, temos a Sininho, que, não satisfeita de ser amiga e companheira de Peter Pan, só falta explodir de inveja dele com a Wendy.

Pesquisando aqui, eu acho que entendi a questão da Ariel. Parece que em inglês, eles trocaram AVAREZA por GANÂNCIA. E a Ariel é bem gananciosa mesmo, querendo só o que não tem.

Tá, vamos parar por aqui que isso já tá parecendo novela das 7.
Em breve, mais art nouveau para vocês, provavelmente menos pecaminosas.
Té mais!

Outros posts da série Art Nouveau + Disney:
Art Nouveau + Disney - Parte 8: Projeto Vitral Disney
Art Nouveau + Disney - Parte 9
Art Nouveau + Disney - Parte 10

8 comentários:

  1. Minha sugestão seria explicar o que setia art nouveau no post mesmo, para que alguns ignorantes *cofcofcofeucofcofcof* pudessem ter uma ideia do que se trata.

    Fora isso, o post foi bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Ok, Albino. Procede sua sugestão. Vou buscar a definição para o próximo post =]

    ResponderExcluir
  3. Não percebo porque é que a Jasmine é "raivosa". Alguém me pode explicar?

    ResponderExcluir
  4. Bruno, do meu ponto de vista a Jasmine é das personagens do post a que mais enfrenta, se rebela, se insurge, ela fica zangada com as coisas erradas, com o casamento forçado, com o machismo e não fica quieta, ela vai discutir, vai brigar com voracidade. Além de ter um tigre q ela manda atacar os metidos de plantão ^^

    ResponderExcluir
  5. A Ariel é a avareza porque mesmo depois de tudo oque tinha ela quis mais e mais

    ResponderExcluir
  6. nossa, simplesmente tenho amado descobrir um blog A MINHA CARA rs Sem mais. Muito bem pensado esse post levantando os sete pecados capitais, adorei.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo comentário, João =D! Sinta-se a vontade para voltar sempre!

    ResponderExcluir
  8. A branca não tem gula só porque ela aparece com uma maçã não significa isso

    ResponderExcluir