sábado, 27 de julho de 2013

O começo da magia - Parte I

Bom dia para todos! Na verdade, boa madrugada hahah!
Bem antes de começar o post, vou falar do que ele vai tratar, bem, ontem a Juuh me disse que não iria poder postar e eu resolvi escrever finalmente uma série que eu estava pensando, e, os próximos posts (Meus), serão apenas dessa série e da série Damas Disney (Aos Domingos). Bem, como muitos sabem antes de fazer o filme existe muito no que pensar, seja no elenco que irá fazer o filme, os personagens o enredo e tudo mais, e, muitos animadores se empenham em fazer belos conceitos de arte, que são na verdade uma espécia de prévia do que o filme irá nos fornecer. Cada post trará conceitos de quatro filmes por ordem cronológica. Falarei também sobre algumas curiosidades sobre a produção dos filmes e mais. 

Obviamente, quem começa essa série é o filme Branca de Neve e os sete anões (1937), pioneiro no estúdio de animação, tanto da Disney quanto fora dela. A história foi baseada em uma história dos irmãos Grimm, e é um dos maiores clássicos do cinema. Porém, antes da produção, muitos achavam que esse filme não daria certo, afinal, além de difícil de fazer, muitos pensaram que ninguém iria ter paciência de assistir um filme completamente animado. Ele levou mais de três anos só de produção para ficar pronto, porém, no fim, rendeu um Oscar especial a Walt Disney, composto de oito estatuetas, representando Branca de Neve e os sete anões.
Abaixo temos uma bela arte conceitual desse filme, com Branca em meio a galhos e espinhos, da cena em que ela foge para a casa dos anões, feita pelo artista Gustaf Tengreen. Nesse conceito a aparência de Branca já estava finalizada, porém, em muitos conceitos ela ainda está diferente. Muito lindo o conceito!

Já esse trás Branca mais meiga e delicada nos braços do Príncipe, e com os sete anões ao lado. Mais uma curiosidade é que o filme teve cenários pintados por aquarela, um dos únicos filmes do estúdio assim! Simplesmente lindo essa arte!

Finalizando os conceitos desse filme, temos Branca nas garras da Rainha Má, ou Bruxa Má para quem preferir. Esse conceito é mais famoso, e, também é mais medonho hahah!

O segundo clássico do estúdio foi Pinóquio, lançado em 1940. A história foi inspirada em um livro de Mario Collodi, escrito em 1881. O filme é lindamente bem feito, porém Pinóquio perdeu muito de sua bilheteria pois não pode ser exibido na Europa graças ao advento da Segundo Guerra Mundial. A arte conceitual abaixo trás o fofo Pinóquio com o antagonista perverso Stromboli. Muito linda, e dessa vez pintada por tinta á óleo, mas com a mesma qualidade que os animadores da Disney fazem acontecer!

Esse segundo conceito trás Gepeto dentro da barriga da baleia, uma visão arrepiante para alguns, porém, é uma arte muito bela! Se olhar bem de perto, verá Cleo pequenina dentro daquele aquário em frente a mesa de Gepeto!

Já passando para o fim do filme, esse conceito é da cena em que Gepeto trás Pinóquio em seus braços até a praia. O que mais é admirável nessa cena é a água, muito linda caindo em meio ao rochedo, e também a água batendo na areia, muito linda!

 No mesmo ano que Pinóquio, lançou Fantasia (1940), que é considerada a obra prima de Walt Disney, um casamento perfeito entre animação e música clássica. Tem oito segmentos executados pela Orquestra da Filadélfia. Essa arte trás a Hipopótama e o Crocodilo do segmento do balé dos animais, um belo segmento, e uma bela arte também!

Já essa arte é a melhor do post, com certeza, ela é simplesmente maravilhosa! É do segmento "Sinfonia Pastoral", e trás as Centauras sentadas aos galhos da árvore, sob a água colorida e difusa, e uma bela cachoeira. Muito muito lindo!

E, já para o fim do longa, temos Chernabog e seus seguidores, uma visão arrepiante. Mas isso não é para menos, já que esse curta é assustador tanto no filme original quanto em qualquer imagem!

O último filme de hoje é Dumbo, de 1941, que foi planejado como um curta metragem, porém Walt Disney mudou de ideia quando viu a qualidade dos esboços. O filme tinha acabado de estrear nos cinemas quando o Japão atacou os Estados Unidos, forçando o país a entrar na Segunda Guerra. Abaixo é possível ver um maravilhoso e super fofo conceito de Dumbo na tromba de sua mamãe, feito por Mary Blair, que realmente fez ótimos trabalhos para a Disney! 

Dumbo provou para o estúdio que um filme não precisa ser estrondoso, grande e perfeito, mas, ás vezes, é preciso ser apenas uma boa história, com personagens cativantes e algo simples. Muito fofo e triste o conceito abaixo.

Mas então são apenas esses quatro filmes hoje. Mas Terça-feira tem mais! Terça o post começa com os maravilhosos conceitos de Bambi! E mais... 

Nenhum comentário: